Câmara Municipal do Barreiro
Núcleo de Voluntariado - Liga dos Amigos do Hospital Distrital do Barreiro
Instituição agraciada com a Medalha de
Mérito Municipal Prata a 28 de Junho de 2006

Irritação Cutânea

Os temas, sobre as actividades de vida diária aqui desenvolvidos, são aqueles que consideramos de primordial importância para uma boa qualidade de vida dos Ostomizados.

No entanto, há muitos outros assuntos que deverão ser debatidos com a sua Enfermeira Estomaterapeuta, Médico, Cirurgião, ou outros profissionais de saúde, e muito especialmente com outros Ostomizados mais experientes e já devidamente reinseridos.

Enfª Estomaterapeuta Emília Alves
Liga dos Ostomizados de Portugal

Esta, é uma situação muito frequente e conhecida de muitos ostomizados.

  • As causas mais frequentes, são:

  • Deficientes cuidados de higiene;

  • Aplicação de produtos impróprios;

  • Uso incorrecto do material;

  • Má localização do ostoma.

 E porque a prevenção é sempre preferível à resolução, vejamos alguns conselhos básicos:

 Não exponha a pele periestomal aos raios solares, aquecedores ou outras fontes directas de calor. Deve, no entanto, expor esporadicamente a pele ao ar, à temperatura ambiente.

 Em caso de vermelhidão ou ardência, aplique um protector cutâneo, unicamente destinado a ostomias, sob a forma de pasta. Cubra toda a zona que pretende proteger, e passe a usar um material mais conveniente (um sistema de 2 peças, por exemplo).

 Algumas irritações cutâneas mais graves, exigem os cuidados de um enfermeiro estomaterapeuta, e por vezes até é necessário recorrer ao apoio de um médico dermatologista.

Existem ainda outras complicações, infelizmente também frequentes, que necessitam do apoio de um enfermeiro estomaterapeuta: Aconselhamento sobre a correcta utilização do material (placas convexas, por exemplo, para quem apresenta invaginação do ostoma), e até a necessidade de recorrer ao médico cirurgião, para nova intervenção cirúrgica, por exemplo nos casos de hérnias, prolapsos ou estenoses.

Quarta-feira, 15 de Outubro de 2008
... a sua ajuda faz toda a diferença junto dos doentes e seus familiares... Preencha o formulário

Consultório Jurídico

4ª Feiras às 10h30
Contacto
212 166 144
Email
Digital Work, Criação de sites